Avançar para o conteúdo principal

Lombinhos de Pescada com alho, salsa e batatas

Eu já tinha dito que andava a tentar melhorar a alimentação cá em casa, certo? E que queria implementar métodos de organização mais eficazes? E que queria rentabilizar o orçamento?

Este post é sobre tudo isso.

No fim de semana deitei mãos à obra e fui verificar o que havia na arca congeladora para fazer um inventário. Depois, peguei nesse inventário e tratei de pensar no que gostaria de utilizar durante a semana. Por fim, tratei de consultar o meu índice de receitas e alguns livros Bimby que tinha à mão e elaborei a ementa semanal, com a qual orientei a lista de compras.

So far, so good. O desafio está a correr bem e a parte boa é que a ementa pode alterar-se sempre que se justificar. Foi o que aconteceu ontem, mas isso é matéria para outro post.

Esta receita é uma receita saudável, permite-me introduzir o peixe na alimentação cá de casa, faz-se em simultâneo e é super rápida. Melhor não poderia pedir!




Ingredientes:
100 gr. de azeite
4 dentes de alho
10 gr. de coentros (a receita original pede coentros)
6 lombos de pescada
2 c. chá de sal
1 pitada de pimenta
1000 gr. água
600 gr. batatas (a receita original pede batatinhas novas mas não tinha e cá em casa abundam batatas nossas, pelo que foram as que usei)



Coloque no copo 30 gr. de azeite, 2 dentes de alho e a salsa, pique 3 seg. / vel. 8 e refogue 3 min. / Varoma / Vel. 1.

Coloque na Varoma uma folha de papel vegetal e disponha os lombos de pescada. Tempere com 1 c. chá de sal e pimenta e cubra com o salteado de alho e salsa. Feche o papelote, tendo cuidado de não tapar todos os orifícios para permitir a passagem do vapor. Reserve.

Coloque no copo a água, 1 c. chá de sal, o cesto com as batatas e a Varoma e coza 25 min. / Varoma / Vel. 1. retire e reserve.

No copo limpo coloque 70 gr. de azeite e 2 dentes de alho, pique 3 seg. / Vel. 8 e refogue 3 min. / Varoma / Vel. 1.

Sirva os lombos de pescada com as batatas envolvidas no azeite com alho.


Resultado:
O peixe ficou bem apetitoso, como gostámos cá em casa (nem eu nem o marido gostamos do sabor e cheiro intensos a peixe).
Ficou tudo no ponto e foi uma refeição bastante saciaste. A repetir, sem dúvida!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dicas de aproveitamento #2

Conforme tinha dito neste post , a ementa semanal sofreu já alterações. Isto porque, na segunda, preparámos os Lombinhos de pescada mas sobrou-nos um, que supostamente iria ser o meu almoço no dia seguinte. Sucede que, no dia seguinte, acabei por almoçar com a minha mãe e não comi o meu almoço. Mas, desde que iniciei esta nova etapa na minha vida, deitar comida fora está fora de questão. Então fiquei a pensar como poderia reaproveitar aquela posta de peixe. Vai daí lembrei-me de descongelar outra posta e fazer para o jantar peixe espiritual. Apesar de não ter foto, ficou delicioso e aproveitei os ingredientes que tinha. Então, aqui vai. Piquei uma cebola e dois dentes de alho e levei a alourar. Adicionei cenoura ralada q.b. e deixei a cenoura amolecer. Entretanto, adicionei o peixe, que fui desfazendo com a colher de pau, e deixei incorporar bem nos sabores. Depois disso, adicionei pão (duas carcaças), previamente demolhadas em leite e deixei cozinhar uns min