Avançar para o conteúdo principal

Rentabilizando o tempo #1

Ontem fui comprar frutas e legumes, dos bons. Daqueles que compro, raramente, numa banca de legumes, que também tem banca na feira.

Adoro lá ir: os legumes são todos frescos, vistosos, grandes e gostos. As frutas são bem tratadas, sabem efetivamente a fruta, dura e é grande e saborosa.

Vou lá poucas vezes por um motivo ridículo: a maior parte do que compra acaba em desperdício, porque não uso nem aproveito, devido a vários fatores que já fui mencionando ao longo de vários posts.

Mas ontem lá fui. Era ver-me, parecia uma criança numa banca de doces e guloseimas! Escolhi morangos, cenouras (daquelas grandes e vigorosas), couve branca, couve-for, brócolos, papaia e maçã.

E, quanto aos legumes, comprei em maior quantidade.

Ontem à tarde, no fim do almoço, decidi tratar de tudo, para evitar desperdícios. Então, comecei pelos brócolos: coloquei em água e vinagre, para me certificar que ficavam bem limpos. Depois, coloquei naqueles recipientes de secar alface e sequei-os o melhor que pude. Deixei-os a escorrer enquanto preparava a couve-flor.
No fim, coloquei em sacos de congelação, daqueles do IKEA, com sistema de fecho, e meti no frigorífico, prontos a utilizar quando quiser, ao longo a semana.

(depois, fui fazendo o mesmo aos restantes, exceto à cenoura)


A verdade é que esta solução é realmente prática. Por exemplo, hoje decidi fazer para o almoço um salteado de legumes. Que jamais faria se tivesse de ir cortar, lavar e secar cada um dos legumes que quisesse utilizar. Mas assim, foi só ir ao frigorífico, apanhar os sacos e tirar deles o que me apetecia, diretamente para as panelas! Super prático...


E vocês, mais dicas?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dicas de aproveitamento #2

Conforme tinha dito neste post , a ementa semanal sofreu já alterações. Isto porque, na segunda, preparámos os Lombinhos de pescada mas sobrou-nos um, que supostamente iria ser o meu almoço no dia seguinte. Sucede que, no dia seguinte, acabei por almoçar com a minha mãe e não comi o meu almoço. Mas, desde que iniciei esta nova etapa na minha vida, deitar comida fora está fora de questão. Então fiquei a pensar como poderia reaproveitar aquela posta de peixe. Vai daí lembrei-me de descongelar outra posta e fazer para o jantar peixe espiritual. Apesar de não ter foto, ficou delicioso e aproveitei os ingredientes que tinha. Então, aqui vai. Piquei uma cebola e dois dentes de alho e levei a alourar. Adicionei cenoura ralada q.b. e deixei a cenoura amolecer. Entretanto, adicionei o peixe, que fui desfazendo com a colher de pau, e deixei incorporar bem nos sabores. Depois disso, adicionei pão (duas carcaças), previamente demolhadas em leite e deixei cozinhar uns min