Avançar para o conteúdo principal

Festa em casa

Como já disse aqui, o meu primogénito fez ontem três anos. Como achamos que ainda não daria grande valor a festas com amiguinhos, preferimos fazer uma comemoração alargada na escolinha, e fazer uma pequena reunião em casa, com as pessoas mesmo próximas.

Era suposto ser só um bolinho e uns miminhos, mas por ser a um dia de semana, achámos melhor fazer um lanche ajantarado, para que as pessoas pudessem chegar mais cedo e usufruir, elas e o pequeno, do dia.

De uma coisa simples, passámos rapidamente a algo que saiu do nosso controlo. Mas que correu lindamente e fez as delícias do nosso homem pequenino. De todo o modo, passo a dar algumas dicas (acrescentem as vossas, que assim ficamos todos a ganhar).



Preparar uma lista com antecedência

Isto pode parecer dispensável, mas para mim não é. Já me chegou a acontecer prever colocar determinada coisa na mesa, comprá-la (ou comprar os ingredientes) e depois, com as pressas e com os outros afazeres, esquecer de fazer ou por na mesa.

Se tiver uma lista definida do que quero fazer e servir, ajuda-me na lista de compras, evitando o desperdício. 

Ajuda-me a dividir tarefas com as pessoas que habitualmente me ajudam (marido, mãe, avó).

Ajuda-me a orientar na ordem de confecção dos pratos (há coisas que se podem fazer com mais antecedência; além disso, posso usar a Bimby por ordem de facilidade; e programar a confecção com o uso do forno... e muito mais).
Por exemplo: sei que preciso de fazer duas vezes o bolo. Então, faço uma massa, ponho no forno, e vou orientando outras coisas enquanto espero que a primeira massa fique pronta. Mas ajuda se tiver tudo mais programado e escrito!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dicas de aproveitamento #2

Conforme tinha dito neste post , a ementa semanal sofreu já alterações. Isto porque, na segunda, preparámos os Lombinhos de pescada mas sobrou-nos um, que supostamente iria ser o meu almoço no dia seguinte. Sucede que, no dia seguinte, acabei por almoçar com a minha mãe e não comi o meu almoço. Mas, desde que iniciei esta nova etapa na minha vida, deitar comida fora está fora de questão. Então fiquei a pensar como poderia reaproveitar aquela posta de peixe. Vai daí lembrei-me de descongelar outra posta e fazer para o jantar peixe espiritual. Apesar de não ter foto, ficou delicioso e aproveitei os ingredientes que tinha. Então, aqui vai. Piquei uma cebola e dois dentes de alho e levei a alourar. Adicionei cenoura ralada q.b. e deixei a cenoura amolecer. Entretanto, adicionei o peixe, que fui desfazendo com a colher de pau, e deixei incorporar bem nos sabores. Depois disso, adicionei pão (duas carcaças), previamente demolhadas em leite e deixei cozinhar uns min