Avançar para o conteúdo principal

Bolonhesa de Legumes | Como rentabilizar refeições

Estes dias, coloquei na minha ementa semanal esta receita, que retirei do portal Cookidoo.

Como normalmente congelo a carne picada em doses de 400g/500g, iria sobrar-me carne. Além de que seríamos três adultos e uma criança à mesa, para uma refeição prevista para alimentar 6 pessoas.
Decidi manter as quantidades e confecionar a receita toda.

Todos jantámos, e bem. Mas sobrou massa e muita carne. Aqui, aproveito para referir que esta receita é realmente económica. Com 200g de carne, conseguimos mesmo alimentar 6 pessoas, com um prato nutritivo e colorido, bem como saudável.

No dia seguinte, ao jantar, reciclei as sobras. Coloquei a massa num pirex de forno, espalhei por cima as sobras da bolonhesa, juntei queijo e pão ralado e levei ao forno. A mesma refeição, com um toque diferente. Divinal, mesmo!

Como tinha que aproveitar o resto da carne congelada, que não podia voltar a congelar, então decidi fazer um género de bolonhesa inventado. Agora tenciono fazer um empadão, mas de arroz, que certamente servirá para duas refeições.

E com isto, tive quatro refeições deliciosas, poupando no trabalho, no tempo e na carteira!

Foto de Maria Antónia Oliveira.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dicas de aproveitamento #2

Conforme tinha dito neste post , a ementa semanal sofreu já alterações. Isto porque, na segunda, preparámos os Lombinhos de pescada mas sobrou-nos um, que supostamente iria ser o meu almoço no dia seguinte. Sucede que, no dia seguinte, acabei por almoçar com a minha mãe e não comi o meu almoço. Mas, desde que iniciei esta nova etapa na minha vida, deitar comida fora está fora de questão. Então fiquei a pensar como poderia reaproveitar aquela posta de peixe. Vai daí lembrei-me de descongelar outra posta e fazer para o jantar peixe espiritual. Apesar de não ter foto, ficou delicioso e aproveitei os ingredientes que tinha. Então, aqui vai. Piquei uma cebola e dois dentes de alho e levei a alourar. Adicionei cenoura ralada q.b. e deixei a cenoura amolecer. Entretanto, adicionei o peixe, que fui desfazendo com a colher de pau, e deixei incorporar bem nos sabores. Depois disso, adicionei pão (duas carcaças), previamente demolhadas em leite e deixei cozinhar uns min